quinta-feira, outubro 21, 2004

Pseudopsicofilosofia em promoção. vale R$0,99, já com impostos incluídos

Ainda não sei porque, mas algumas pessoas têm a capacidade de me fazer sentir muito burro. Essas mesmas pessoas têm a capacidade de me fazer sentir muito inteligente, quando eu falo algo que elas acham interessante, especialmente quando elas sacam referências nas coisas que eu falo, ou quando eu percebo as referências nas coisas que elas falam. É interessante isso, eu acho. Eu certamente atribuo a essas pessoas algum valor superior, algo como "se ela(e) q é tão esperto me acha legal, eu devo ser", mas ao mesmo tempo eu me cobro como requisito mínimo ser interessante para essas pessoas específicas (que aliás são poucas), o que me parece algo contraditório.

Algumas amigas minhas têm a triste sina de gostar de quem não gosta delas. Aquela velha história do "se tá fácil demais eu não quero" ou do "mulher é igual chiclete, quanto mais vc pisa mais ela gruda no seu pé". Isso é uma coisa que me intriga, porque eu acho que se a pessoa não quer nada, pow, manda ela se fuder. Pq, em geral, no caso das minhas amigas que são assim, sempre tem fila indo atrás. Ah, tá, mas se estiver indo atrás não tem graça... ai ai... I will never understand you, when will I stop trying?

Me parece que há uma relação entre esses dois fenômenos. Um mecanismo psicológico único que faz com que, em situações românticas ou não, A sinta-se se realizado ao lado de um B que pode potencialmente fazer A se sentir mal. Se B (que tem todo o poder de decisão nas mãos) decide permanecer com A, A acha que está fazendo algo de excepcional para merecer tal escolha, sente-se atingindo um objetivo, com o ego inflado e fica feliz. Se B decide não permanecer, A acha que fez alguma merda, se martiriza e torna-se procupado com (ou até obcecado pela) atenção de B.

Relendo o post eu percebo duas coisas: 1) eu tenho uma capacidade interminável de dizer obviedades 2) caralho, eu coloquei relações românticas como um jogo de poder e ego... ou eu estou muito cético mesmo e falando coisas que além de óbvias são míopes ou então eu tive uma boa idéia e as pessoas são, como eu, muito muito frívolas...

Relendo de novo eu percebo que não deveria postar pela manhã. Mas como eu já escrevi isso tudo, deixa quieto. Se vc teve saco para ler tudo, parabéns pela paciência, vc é quase um buda.


Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Powered by Blogger