segunda-feira, setembro 26, 2005

Orgástico

Poucas comidas podem ser tão saborosas quanto coxinhas. A casca deve estar crocante, se sequinha melhor. Nada de borrachuda. A massa deve ser macia, mas não pode colar nos dentes. Nada tão irritante quanto aquele pequeno pedaço agarrado no fundo da boca. O miolo é uma das partes mais importantes. Não deve ser muito grande para tomar o espaço da massa, que é importante. Mas pode ser temperado com cebolinhas finamente cortadas, que ressaltam o sabor. Algumas ainda chegam a acrescentar catupiry, coisa que, confesso, não me atrai nem um pouco. Acho que assim se perde o foco da coxinha em si. Além do mais, esse estratagema costuma provocar acidentes de percurso como sujar a roupa com uma enorme marca de gordura.

Os melhores lugares que servem essas iguarias costumam ser as rodoviárias. É necessário muita pesquisa de campo para encontrar os estabelecimentos que alcançam a primazia nessa arte. Não é um simples ato de vontade produzir uma boa coxinha. São fatores importantes as condições de temperatura e pressão e o nível de sujeira da fritura (observe-se que trata do nível de sujeira e não do de pureza). Assim, apenas sob condições muito específicas é que se consegue alcançar o melhor resultado possível.

Apreciar uma boa coxinha é um ato que exige uma determinada sofisticação de paladar e a superação da imagem que o estabelecimento impõe sobre o consumidor. Não são todos que têm a percepção gustativa e olfativa suficiente para fazer uma análise precisa da qualidade da coxinha. Treinamento em todos os casos é fundamental. Chega a ser surpreendente que não existam cursos de pós-graduação neste campo no Brasil, algo que costumo explicar a partir do subdesenvolvimento dessas terras daqui. Tampouco os santuários de degustação se dão aos fracos de espírito. Trata-se propriamente de um desafio superar os medos e as angústias que podem provocar a arquitetura desses lugares. Mas quem disse que o caminho para o céu é livre de dificuldades?

Creio da maior importância alertar aos conviveres sobre os prazeres orgásticos que podem ser extraídos do consumo de tal especiaria. Não me perdoaria se passasse por essa vida sem permitir a todos os seres humanos ascender a esse patamar superior da existência.

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Powered by Blogger