segunda-feira, outubro 25, 2004

Podem apedrejar, eu aguento. Mas é o q eu acho!

Muita gente diz que o ciúme é um indicador de que uma pessoa gosta da outra. Não poderia discordar mais. Pessoalmente eu acho que ciúme não é uma relação entre duas pessoas. É algo entre o ciumento e o mundo exterior. É medo de perder. Não de perder a pessoa querida, mas a perda pela perda em si. É o ego ferido da possível derrota.

Uma derrota para uma circunstância é (para a maioria) pior que a derrota para uma pessoa. Se o problema que de fato envolve o casal, que é não se estar mais com a pessoa querida, está presente nas duas situações, por que é pior perder para alguém do que perder para uma circunstância? Afinal, a pessoa querida não mais estará com vc, e a razão disso não deveria importar. Para o ciumento importa. Mais que não estar com a pessoa, importa o porquê de não se estar com a pessoa. Saber que a pessoa querida está com outro machuca mais o ciumento que não estar com a pessoa querida. Na verdade, para os mais ciumentos, não importa se a pessoa de quem se gosta está longe. Desde que ela não esteja com outra pessoa. Desde que não haja derrota para um igual.

Por isso eu acho que ter ciúme não significa gostar do outro. Significar gostar doentiamente de si próprio. O ciumento é um grande egoísta, que se preocupa mais com a própria derrota para outras pessoas do que com o bem de quem ele diz gostar (tá, tudo bem, com o bem de quem ele gosta).

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Powered by Blogger